quinta-feira, 8 de abril de 2010

DIÁLOGO TEÓRICO

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TURMA: CONCÓRDIA POLO 1
ALUNA: IVANIA DE BASTIANI

DIÁLOGO TEÓRICO

Elaborar um projeto é o mesmo que elaborar um plano para realizar determinada idéia. Um projeto supõe a realização de algo que não existe, um futuro possível. Tem a ver com a realidade em curso e com a utopia possível, realizável, concreta.
Trabalhar com projetos na escola exige um envolvimento muito grande de todos os parceiros. Nesse sentido, reforça Célestin Freinet que o trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano e o dever do professor é criar uma atmosfera laboriosa de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações. Para Freinet, através do tatear experimental e da possibilidade de relatar as próprias vivências, as crianças desenvolvem sua autonomia, seu juízo crítico e sua responsabilidade.
Assim sendo, um aspecto importante para o trabalho por projetos, segundo Célestin Freinet é o respeito e valorização da cultura do aluno e nada mais adequado para isso do que a referência aos projetos de vida de cada um deles, integrados em sua realização aos projetos pedagógicos das Unidades Escolares.
Portanto, para o educador Francês, Célestin Freinet que criou uma pedagogia do trabalho e do êxito, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário